Parte 6. Resíduos de pesticidas são motivo para preocupação?


22/02/2019

Uma preocupação que muitos consumidores têm é que os resíduos de pesticidas nos alimentos são perigosos para sua saúde. Táticas de grupos contra pesticidas e informações deturpadas da mídia comumente dão a impressão de que o produto orgânico é mais seguro e mais saudável do que os produtos convencionais.

Os produtos orgânicos também contêm pesticidas e resíduos de pesticidas. Os alimentos orgânicos e convencionais, tem quantidades baixas de pesticidas, que você pode consumir seu peso em alimentos diariamente e não ter problemas com sua saúde.  

A segurança dos pesticidas e as quantidades que acabam em nossos alimentos são constantemente avaliados. E, assim como qualquer coisa que entra em seu corpo, é a dose (a quantidade) que importa. As frutas e legumes contêm naturalmente produtos químicos “tóxicos”, como alumínio, nicotina e capsaicina. Mas o valor é tão baixo que não é algo que precisamos nos preocupar. Da mesma forma, os resíduos de pesticidas na produção são muito baixos para causar problemas de saúde, e são semelhantes entre os produtos orgânicos e convencionais.

Nesta série, destacamos algumas das principais preocupações e questões que cercam o uso de pesticidas nos EUA com a finalidade de mostrar que muitos argumentos utilizados na mídia são super simplificados em comparação com o verdadeiro desafio de produzir alimentos na mais saudável e eficiente maneira possível. 

Muitas mudanças e melhorias nos pesticidas e práticas agrícolas têm sido feitas ao longo das últimas décadas, mas para continuar melhorando, precisamos avaliar cada pesticida, tecnologia e prática agrícola individualmente e constantemente compará-los com alternativas. Esta é a única maneira de cumprir com precisão e cientificamente os desafios que enfrentaremos no futuro, incluindo um aumento da população e das alterações climáticas.

Leia mais aqui:

https://geneticliteracyproject.org/2019/02/06/pesticides-and-food-its-not-a-black-or-white-issue-part-6-pesticide-residues―something-to-worry-about/

Categoria: Sustentabilidade