Parte 4. Como os pesticidas orgânicos se comparam aos pesticidas convencionais?


22/02/2019

Muitos consumidores escolhem comprar produtos orgânicos apesar do preço mais elevado, porque acreditam que nos alimentos orgânicos não há a utilização de pesticidas e são conseqüentemente mais saudáveis para os seres humanos e para o meio ambiente. No entanto, a agricultura biológica pode incluir a utilização de  pesticidas derivados de fontes naturais. Esta distinção não significa que pesticidas orgânicos são necessariamente menos tóxicos do que os pesticidas sintéticos. A realidade é mais complicada.

Como os pesticidas orgânicos se comparam com pesticidas sintéticos?

Há uma grande variação na toxicidade de pesticidas e no impacto ambiental, isto incluindo os pesticidas orgânicos e sintéticos. Por exemplo, fungicidas abase de cobre, possuem variações em sua toxicidade:

Existem alguns pesticidas orgânicos que são muito seguros e têm um baixo impacto sobre o meio ambiente. Há também alguns pesticidas sintéticos que são seguros e ambientalmente amigáveis.

No caso do Bt e da Diazinona, por exemplo, o pesticida orgânico é menos tóxico e é menos provável que prejudique negativamente o meio ambiente. No entanto, nem sempre é o caso em que a opção orgânica é a ambientalmente mais amigável. Produtos a base de sulfato de cobre, são mais tóxicos e danosos ao meio ambiente quando comparados com vários pesticidas sintéticos. 

É evidente que a toxicidade e o impacto ambiental variam bastante entre pesticidas orgânicos e sintéticos.

Grande parte da informação sobre pesticidas on-line centra-se em perigos hipotéticos de pesticidas sintéticos e representa a agricultura orgânica como uma alternativa livre de pesticidas que é melhor para o meio ambiente. No entanto, esta dicotomia é enganosa. A única diferença global no uso de pesticidas entre a agricultura orgânica e convencional, é que a agricultura orgânica utiliza apenas pesticidas de fontes naturais. Os pesticidas devem ser comparados individualmente para compreender as diferenças de toxicidade e impacto ambiental, porque há muita variabilidade entre pesticidas orgânicos e sintéticos. Isto também é verdade para as práticas agrícolas. As práticas de agricultura orgânica podem ser mais sustentáveis, mas nem sempre é esse o caso. 

Leia mais aqui:

Categoria: Sustentabilidade